quarta-feira, 29 de abril de 2015

Unidade 4 - Introdução à Programação

A programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. Pode ser definido como o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina.
Lógica de programação é o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. Um exemplo de algoritmo, fora da computação, é uma receita de bolo.



 


Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. As linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

Existem vários tipos de linguagem de programação:

-Linguagem natural:

É a linguagem que usamos naturalmente, como por exemplo o português. Estas linguagens não são projetadas para um fim próprio, elas evoluem naturalmente e sofrem várias análises subjetivas.

– Linguagem formal:

Estas linguagens são programadas para um fim específico. Esta linguagem é utilizada de tal forma que não crie dúvidas ao ser interpretada. Diferentes utilizadores interpretam da mesma forma a mensagem.





Existem essencialmente dois níveis de linguagens de programação :

Linguagens de baixo nível: linguagem de programação 
que compreende as características da arquitetura do computador. Utiliza apenas instruções do processador, sendo necessário conhecer os registos da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador.

Linguagens de alto nível: 
 uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código da máquina e mais próximo à linguagem humana. Assim, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. 



Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.

Desta forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.




Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace (10 de dezembro de 1815 — 27 de novembro de 1852), atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Em 1843, Ada Lovelace traduziu os trabalhos do matemático Charles Babbage, que inventou o primeiro computador genérico, chamado de Analytic Machine. Assim, ela percebeu que a máquina seria capaz de muito mais coisas do que seu criador havia imaginado. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. 
As notas deixadas por Ada no texto têm mais conteúdo do que a tradução em si. Nessas anotações, ela criou um algoritmo que poderia fazer com que a Analytical Machine computasse uma série de números complexos, conhecidos como princípio de Bernoulli. Em outras palavras: Lovelace escreveu o primeiro programa de computador do mundo. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.



Webgrafia: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/tag/programacao/ 
Wikipédia
Google Imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário