quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A nossa vida está nas "mãos" da tecnologia

A face visível da evolução tecnológica não será a que mais influencia o desenvolvimento humano. Os smartphones, tablets e outros dispositivos tecnológicos, não são propriamente os que mais ditam e influenciam a melhor vida do ser humano.

Todos os dias os media divulgam centenas de inovações tecnológicas, sejam elas novas aplicações, ou até mesmo novos dispositivos que oferecem uma nova experiência de usabilidade aos utilizadores. Mas estes dispositivos mudam mesmo a vida da maior parte dos utilizadores a nível mundial? Ou será isto apenas uma forma de marketing, uma forma encontrada pelas empresas para engordar os seus cofres com a venda de produtos superficiais, sem qualquer benefício na sociedade?

Os dispositivos que são aplicados à saúde, ao socorro e ao bem estar das pessoas são o exemplo perfeito do que realmente pode a tecnologia contribuir para um ser humano melhor, com mais longevidade.


De seguida apresentam-se duas tecnologias que realmente contribuem para uma vida melhor:

  • Stents Coronários no tratamento de doenças cardiovasculares
São tubos artificiais utilizados em casos de doenças cardíacas para manter as artérias abertas. Com esta tecnologia foram reduzidos para metade os pacientes que morrem e sofrem de ataques cardíacos. Sendo que com esta tecnologia pessoas em situação de risco de morte súbita e que possuem um CDI terão agora 98% de probabilidade de sobreviver.



  • Dispositivos de monitorização de glicose no sangue
Para as pessoas que sofrem de diabetes, doença que a cada dia se torna mais comum, a tecnologia trouxe novos métodos mais precisos na monitorização de glicose no sangue. Significando isto que os pacientes que sofrem desta doença podem medir de uma forma diária e eficaz esses valores, evitando que a doença lhes provoque cegueira ou até mesmo danos nos nervos periféricos.



Concluindo: 

A tecnologia vai muito mais além dos computadores, dos smartphones e dos tablets que todos nós “seguimos e somos aficionados”. Sendo que aplicada de uma forma inovadora poderá salvar milhares de pacientes em todo mundo.
O investimento, contudo, é feito com um objetivo da obtenção de riqueza e não do avanço da ciência para um fim humanitário, por isso hoje a tecnologia tem um alcance maior quando estão em jogo milhões de euros…


Webgrafia: http://www.eucomed.org/medical-technology/value-benefits
http://pplware.sapo.pt/high-tech/a-nossa-vida-esta-nas-maos-da-tecnologia/
https://www.asme.org/engineering-topics/articles/bioengineering/top-5-medical-technology-innovations

Sem comentários:

Enviar um comentário